Tenho visto algumas pessoas com dúvidas sobre a porta USB encontrada no roteador D-link DIR-635. Afinal, qual a utilidade desta porta neste roteador?
Segundo o manual do equipamento e o site da D-Link aqui do Brasil, esta porta é utilizada somente para salvar as configurações do roteador em um pendrive. Caso necessite resetar o roteador com as configurações de fábrica, você pode facilmente e rapidamente restaurar a sua configuração que foi salva no pendrive. Ajuda bastante este recurso mas é possível tirar mais proveito desta porta USB.
É possível conectar uma impressora, um pendrive ou um HD externo com arquivos diversos e acessá-los normalmente através do roteador. É possível até conectar uma multi funcional e utilizar o scanner normalmente (é o meu caso com a Epson TX105). E o melhor de tudo, sem cabos no note ou micro !!!!!!
Para que isto seja possível é necessário instalar um programa chamado "SharePort" da própria D-Link. Este programa faz com que o note ou micro enxerguem e acessem os periféricos conectados na USB do roteador.
Mas não basta só instalar o programa, existe um forma de utilizá-lo corretamente que vou descrever aqui.
Ah, funciona tanto no Win XP quanto no Win 7 (e possívelmente no Vista).
1º - Instale o SharePort no Note ou micro. Vai ficar um ícone redondo com o símbolo da USB na bandeja, próximo do relógio do sistema como visto abaixo:

O ícone está vermelho indicando que não há nenhum periférico ligado no momento na USB do roteador.
2º - No caso de HD externo ou pendrive, basta conectá-los na USB do roteador. Ao conectar abre-se uma janela informando que um periférico foi encontrado. O ícone então ficará verde informando que há um periférico ligado:

OBS: Até então o dispositivo está conectado mas ainda não se tem acesso ao mesmo. Para isso deve-se fazer o seguinte:
Clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone. Abrirá uma janela mostrando o periférico. Logo abaixo uma mensagem "Aguardar Ligação". Clicar nesta mensagem e depois clicar em "Ligar". Pronto, agora se tem acesso ao periférico.



OBS²: Só é possível uma conexão por vez, ou seja, se existir mais de um note ou micro usando o mesmo roteador (o que é muito comum) só quem fez a ligação poderá usar o periférico. Caso um outro note tente usar o periférico, aparecerá uma janela informando que o mesmo está sendo utilizado pelo usuário "tal". Para que se possa utilizar o periférico, o usuário "tal" terá que "Desligar" a conexão (como fez para ligar só que terá que clicar em "Desligar"), só depois o usuário "tal" poderá estabelecer a conexão com o periférico. Este é o único inconveniente de se utilizar esta porta para compartilhar periféricos.
3º - No caso de impressoras e multi funcionais faça o seguinte: instale o shareport. Instale o driver da impressora ou multi funcional COM ELA DESLIGADA. Num determinado momento o instalador vai pedir para ligar a impressora para finalizar a instalação. Ligue-a e faça todo o processo de conexão descrito acima. Pronto, tudo instalado e configurado.
LEMBRE-SE: sempre faça a conexão do periférico antes de utilizá-lo (principalmente impressora e multi funcional).
Ah, algumas pessoas reclamaram de queda ou lentidão de conexão com a internet ao imprimir ou escanear. Eu nunca tive problemas. Já imprimi, escaneei e ao mesmo tempo utilizava a internet sem problemas.
Espero ter ajudado com este pequeno tutorial. Caso haja ainda alguma dúvida, contatem-me.
Executei todos os passos, porém o roteador não reconheceu nenhum dispositivo.
ResponderExcluirTem alguma ideia do que possa estar acontecendo?